25/07/2014 - Sexta-feira - Tarde (14h)
Apresentação sucinta dos instrumentos pedagógicos:a) A força interpretativa dos SINTAGRAMAS, da Fórmula da Oração e do código numérico convencionado;
b) Diagrama para o estudo e a análise de qualquer verbo;
c) A seta que mostra o deslocamento da tonicidade;
d) Fonética básica passada pela técnica do lema “Levar a perceber”.
25/07/2014 - Sexta-feira - Noite (19h)
Elucidações dos instrumentos por meio de exemplários apresentados pelo manual do IX Seminário:a) A fórmula da oração e os sintagramas inspirando uma nomenclatura mais pedagógica e mais coerente;
b) NOME e VERBO como os grandes pilares da nomenclatura gramatical cognata e autoexplicativa;
c) Análise das posições dos termos da oração com suas quadrimorfias;
d) A bimorfia do verbo e as funções de cada um de seus constituintes;
e) Prenome sempre será adnome;
f) Como classificar o prenome anteposto ao pronome;
g) As posições 3', 4' e 5' e intensificadores ou complementos.
26/07/2014 - Sábado - Manhã (8h)
Quadro sinótico ilustrado da nomenclatura lógica e autoexplicativa sugerida:a) Esquema sucinto com rápidas elucidações sobre a inovação nomenclatural (manual);
b) Materiais didáticos que animam as aulas;
c) Aplicativo que explica e justifica acentos gráficos sem comando humano;
d) Aplicativo que ajuda a fixar a localização dos blocos modo-temporais no diagrama;
e) Software sintagramatical – treinamento no laboratório da FATIPUC.
26/07/2014 - Sábado - Tarde (14h)
Debates em geral:a) Devemos abandonar o ensino gramatical? Que ensinar em aula?
b) Questões objetivas de interpretação em provas oficiais e seus questionamentos;
c) Como realizar a modernização do ensino gramatical;
d) Que seria analfabetismo gramatical e suas consequências;
e) Vale a pena discutir nomenclatura gramatical?
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